Metodologia



Ao longo de mais de 29 anos de experiência profissional e pessoal, Milton Menezes desenvolveu uma forma diferenciada de abordar as questões do comportamento e desenvolvimento do ser humano, uma forma de entender e tratar os diversos sofrimentos, de como resolver as insatisfações no trabalho e na vida, favorecendo sempre que as pessoas alcancem uma vida mais realizada e alinhada com seu propósito de vida.

A observação prática mostrou que os métodos que levam as pessoas a experiências pessoais significativas são muito mais transformadoras que apenas a aquisição de CONHECIMENTOS sobre o ser humano e seus comportamentos.

Além disso, Milton Menezes observou que o paradigma da ciência tradicional, apesar dos grandes avanços no pensamento humano, não traziam soluções eficazes para alguns dos principais desafios do ser humano no trabalho e na vida em geral. Com isso, foi desenvolver uma Nova Visão de Homem que amparasse suas observações práticas e dessem sustentação sólida para a construção de seus principais métodos.

Foi preciso ousar em propor uma dinâmica do psiquismo, um entendimento do comportamento, das mudanças de atitudes, da superação do sofrimento e da insatisfação no trabalho, dos Traços de Caráter, do Sistema de Valores e do desenvolvimento humano.

E desenvolver métodos eficazes para ajudar as pessoas a se tornarem mais realizadas, saudáveis, produtivas e felizes.

A ousadia, agora, é traduzir toda esta experiência em conteúdos e atividades utilizando a tecnologia e os meios digitais para aumentar o alcance da proposta de Transformação da Consciência a muitas pessoas, mas com a mesma eficácia das atividades presenciais de sucesso.

Veja um resumo destes princípios e os métodos deles resultantes.

Métodos Desenvolvidos

Chamamos de Metodologia Milton Menezes a uma série de Técnicas e Abordagens que contemplam as principais dificuldades e desafios do ser humano tanto na vida pessoal quanto profissional. Esta Metodologia é composta de diversos Métodos:

TERAPIA DE TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA: Método Terapêutico baseado na Terapia Regressiva ou de Vida Passada, onde o fator terapêutico mais importante é a tomada de Consciência pelo cliente, dos padrões inconscientes, dos Traços de Caráter, do sistema de Crenças e Valores que determinam o seu comportamento e seus sofrimento. Utilizando recursos vivenciais, o cliente é levado a Transformar seu padrão de reação para novos níveis de consciência e comportamento;

CLÍNICA DE COACHING: Método de orientação e de desenvolvimento pessoal e profissional que visa o alinhamento do indivíduo com seu propósito de vida e estabelecer os melhores caminhos para a realização deste propósito. Modalidade presencial e Online;

CONSTELAÇÃO SISTÊMICA – TRANSFORME.CE: Método de Constelação que utiliza as contribuições da Constelação Familiar, Organizacional e sistêmica tradicionais, para a resolução de problemas sistêmicos. Com isso, este método possibilita a resolução de problemas em diversos campos da vida: conflitos familiares, decisões complexas, problemas de relacionamentos interpessoais, emoções e padrões de reação inadequados, projetos profissionais, negócios, relação problemática com o dinheiro e a prosperidade, etc;

ABORDAGEM DOS TRAÇOS DE CARÁTER/PERSONALIDADE: Método que propõe uma nova forma de entender e trabalhar com os Traços de Personalidade, favorecendo a tomada de Consciência dos principais fatores formadores do nosso comportamento e, com isso, sua efetiva Transformação na vida prática.

Proposta básica da metodolodia Milton Menezes

Todos os Métodos desenvolvidos por Milton Menezes tem como proposta principal favorecer que o indivíduo promova:

Transformação da Consciência: Mudança efetiva de comportamento, a partir da tomada de consciência de fatores mais profundos ou inconscientes, mas que determinam mos padrões de comportamento e reação do indivíduo.

Esta Transformação se dá pela tomada de Consciência e ampliação da visão de si mesmo, da visão de mundo que o indivíduo tem, da sua relação com o mundo, de forma a resignificar antigos Valores em outros mais coerentes com seus níveis mais elevados de Consciência.

Todos os Métodos tem como base, oferecer atividades que levem ao indivíduo:

INFORMAÇÃO: Conhecimentos sobre aquilo que se quer transformar na vida e o entendimento de como construímos até aqui e as possibilidades que temos de realização futura;

REFLEXÃO: Favorecer que os indivíduos pensem sobre como os padrões antigos afetam e impactam suas vidas e como tomar consciência que se é e para onde se quer ir;

EXPERIÊNCIA: Porque somente com a Experiência os indivíduos são capazes de aprofundar e garantir a efetiva transformação prática em suas vidas. A Experiência dá sentido e motivo ao processo de mudança necessária, tanto para a superação do sofrimento quanto para o desenvolvimento para patamares mais altos de realização.

Conceitos básicos da metodologia Milton Menezes

COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS

Conjunto de Competências Pessoais que foram identificadas por Milton Menezes, como fundamentais para o sucesso tanto na vida pessoal como profissional das pessoas. Elas são consideradas Essenciais também por estarem relacionadas aos níveis mais sutis do psiquismo do ser humano.

MUDANÇA DE COMPORTAMENTO

Descobrimos, através de nossa experiência, que uma mudança efetiva dos padrões de comportamento só acontece quando o indivíduo toma consciência dos verdadeiros motivos que o leva a ter determinadas ações e reações diante das situações de sua vida.
Nesta Metodologia, procuramos:

  • Ampliar a Consciência da pessoa sobre os fatores determinantes dos padrões de comportamento e das Competências Pessoais desejadas;
  • Favorecer o Alinhamento do indivíduo ao seu propósito e sua realização pessoal e/ou profissional;
  • Despertar o Potencial das Competências Pessoais Essenciais;
  • Desbloquear as Crenças Limitantes, Traços de Caráter e o Sistema de Valores.

APRENDIZAGEM E MUDANÇA DOS SERES HUMANOS

Partimos de um entendimento sobre a Aprendizagem e a Mudança (Kurt Lewin) que se dá a partir de um processo:

  1. Indivíduo inicialmente se encontra inapto e Inconsciente da sua Inaptidão.
  2. O Desenvolvimento se inicia quando o indivíduo passa a estar consciente de sua inaptidão.
  3. O indivíduo se torna consciente e apto nos novos comportamentos que pretende ou precisa desenvolver.
  4. Com seu Auto-Desenvolvimento, o indivíduo passa a condição de inconscientemente apto, ou seja, internalizou definitivamente aquele novo padrão de comportamento no seu dia a dia.

DESENVOLVIMENTO HUMANO – MOTIVAÇÃO E NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA


Acreditamos no Potencial Natural de Desenvolvimento do Ser Humano.

Todos nós, mesmo que na maioria das vezes Inconscientemente, estamos o tempo todo em um movimento permanente de Desenvolvimento de nossas Potencialidades.

Os problemas que ocorrem neste percurso se dão por uma distorção ocorrida entre o Nível de Consciência que temos sobre nossa realidade interna e externa, o Nível de Necessidades que buscamos atender e os Recursos disponíveis que julgamos capazes de atender a estas necessidades.
Na Metodologia, integramos a tradicional proposta de Motivação da Pirâmide das Necessidades de Maslow à inovadora visão sobre os Níveis de Consciência do Homem de Milton Menezes.

VISÃO SISTÊMICA

Adotamos uma VISÃO SISTÊMICA, considerando que participamos de diversos Sistemas e Subsistemas ao mesmo tempo. Além disso, pela visão da Teoria de Sistemas, todos os Sistemas estão interligados e Interdependentes.
Com isso, nossas Ações e Decisões devem contemplar, cada vez mais, as consequências e desdobramentos que têm nos demais Sistemas interligados. Chamamos este processo de Decisões Ecológicas, não no sentido ambiental exclusivamente, mas no âmbito geral, de forma que nossas Decisões sejam sempre as que resultem no Melhor Resultado possível para todos os sistemas envolvidos: nossa vida, nossa carreira, nossa família, nossa saúde, a sociedade, etc.

VISÃO DE HOMEM

Consideramos, na nossa Metodologia, o Homem em suas diversas dimensões constitutivas ou seja, não somente na sua dimensão material. Incluímos também a Dimensão Espiritual no entendimento de diversos fenômenos humanos e no funcionamento do psiquismo. Em resumo, consideramos o Homem como um ser bio-psico-social-cultural e espiritual. Mas, mais que isso, consideramos que estas dimensões estão decisivamente interligadas e são interdependentes. Isto é, qualquer coisa que aconteça numa dimensão afeta e é afetada pelo que acontece nas demais dimensões.

DIMENSÃO ESPIRITUAL

O conceito de ESPIRITUAL NÃO ESTÁ RELACIONADO À QUALQUER ORIENTAÇÃO OU FILOSOFIA RELIGIOSA. A Religião é um subsistema da Espiritualidade, ou seja, é um caminho para levar o homem a um “religare” com o aspecto divino da vida.
Nosso conceito de ESPIRITUAL está associado à capacidade do indivíduo em fazer questões fundamentais sobe a sua vida. Além disso, nossas pesquisas e observações nos levaram a considerar também como da Dimensão ESPIRITUAL todos os fenômenos que envolvem Níveis mais sutis e complexos de manifestação da realidade e do psiquismo humano. Esse conceito de ESPIRITUAL nos levou a desenvolver um conceito de Inteligência Espiritual.

INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL (Milton Menezes)

Capacidade que o indivíduo tem de propor perguntas e buscar respostas sobre o propósito de sua vida e o sentido de suas ações para a sua realização, bem como a uma tomada de consciência da sua interligação com as outras pessoas, a sociedade, a natureza etc. Como resultado do trabalho de desenvolvimento da Inteligência Espiritual, buscamos que o indivíduo seja capaz de viver de forma envolvida (Entusiasmo), alinhado com seus Valores (Propósito) e contribuindo significativamente para o desenvolvimento da Humanidade (Legado).

NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA

Consideramos que a Consciência humana se expressa a partir de vários Níveis de Consciência. Em geral, consideramos que em cada Nível de Consciência, o indivíduo tem uma percepção da Realidade e de Si mesmo. Por isso, quando é levado naturalmente ou por um meio externo qualquer a atingir este Nível de Consciência, é capaz de perceber outras realidades sobre o mundo e sobre si mesmo.

ESTADOS AMPLIADOS DE CONSCIÊNCIA – EAC

Condição em que o indivíduo é capaz de ampliar a sua Consciência para outras realidades internas (EU) e da realidade externa (Outro – Mundo). Estes estados tem sido muito estudados no campo da Hipnose, Experiências de Quase Morte, Projeção da Consciência, Terapia Regressiva ou de Vida Passada, etc.

HIPÓTESE DA REENCARNAÇÃO

Um dos aspectos mais controvertidos de nossa Metodologia Terapêutica é considerar a Reencarnação como Hipótese de trabalho. Mais uma vez aqui não estamos nos referindo a um conceito religioso ou filosófico que sustente nossa Metodologia. Estamos nos apoiando em uma série de Pesquisas Científicas realizadas por pesquisadores em todo o mundo que apresentam evidências de que a Reencarnação seja um fenômeno natural. Estas pesquisas apoiam-se em 2 tipos de fenômenos simultâneos: a ocorrência de lembranças (principalmente em crianças até os 8 anos) de experiências ocorridas em outras vidas associadas à existência de marcas de nascença no corpo atual (na maioria das vezes associadas a causa mortis do indivíduo na vida passada). Os principais nomes destas pesquisas são: Ian Stevenson (EUA), Haraldson (Islândia), Jim Tucker (EUA), Carol Bowman (EUA), Rawat (Índia), Hernani Andrade (Brasil), etc.

FUNCIONAMENTO PSÍQUICO

Com base em uma nova Visão do Homem, que considera a Dimensão Espiritual e sua capacidade de alcançar maiores Níveis de Consciência, pudemos observar que os comportamentos representam a parte mais exterior de nossa consciência e que eles são determinados por fatores originados nas camadas do psiquismo de Profundidade que podem ser representados na ordem de profundidade pelas Atitudes, Traços de Caráter, Sistema de Crenças Inconscientes e, finalmente, pelo Caráter e Sistema de Valores.

TRANSFORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA

Somente quando o indivíduo toma Consciência dos conteúdos que estão impedindo o seu processo de crescimento, precisa empreender um processo de Transformação de forma que seus comportamentos e reações esteja alinhadas com o novo propósito de sua vida. Esta tem sido na prática clínica, a única forma efetiva de superação das diversas psicopatologias e sofrimentos que os indivíduos atravessam. As conclusões sobre este processo se estenderam para a reflexão dos processos de Desenvolvimento de Pessoas nas suas vidas, em geral. Observamos que o nosso impulso de realização e de desenvolvimento não ocorre apenas nas patologias, mas em todo processo de desenvolvimento humano. Assim, iniciamos o desenvolvimento de uma série de ferramentas e recursos que podem ser aplicados não apenas no tratamento de problemas, mas no processo de desenvolvimento de Pessoas que querem se tornar pessoas melhores, profissionais melhores, pais melhores, cidadãos, melhores.